segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Festival Palco Itália Itinerante 2013
















O Ministério da Cultura e a Acibra- MG : Associação de Cultura
Ítalo Brasileira do Estado de Minas Gerais apresentam


Palco Itália Itinerante 2013

O Festival Palco Itália Itinerante chega à sua 3ª edição com a forte identificação de uma experiência muito bem sucedida em cidades do interior dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O evento já colheu aplausos entusiasmados de mais de 50 mil pessoas.

Em 2013, o Festival Palco Itália Itinerante traz da Itália até você o Gruppo Amarcord - Companhia Italiana de Teatro e Ópera, em espetáculos gratuitos, por seis cidades da região central de Minas Gerais. As cidades que receberão o grupo serão Itabirito (com a participação do Coral Canarinhos de Itabirito), São José da Lapa, Sabará, Sete Lagoas, Mário Campos e Ibirité.
O principal objetivo deste projeto é levar a Ópera a cidades do interior, conquistando novos públicos para a música lírica no geral e popularizando uma das maiores manifestações da música popular universal.

O espetáculo deste ano é composto por árias de Óperas famosas e músicas conhecidas da tradição popular italiana, que tocam o coração dos expectadores, provocando fortes emoções e lembranças nos ítalo-descendentes, ou ainda, nos mais jovens, uma experiência inusitada com a nova sonoridade proposta, tão moderna, para um estilo tão clássico!

A ACIBRA-MG: Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais é uma entidade sem fins lucrativos fundada no ano de 2002. Desde a sua criação, a ACIBRA-MG realiza atividades que confirmam sua missão de favorecer e fortalecer a integração entre brasileiros e italianos através de todos os meios que envolvam a cultura dos dois países, além de promover o resgate e incentivar a tradição, folclore e história italianos.
 
O Gruppo Amarcord:
Em 2000, na cidade de Bologna, Itália, surgiu o Gruppo Amarcord – Companhia Italiana de Teatro e Ópera, tendo por objetivo apresentar a música através de uma forma original de espetáculo, que fosse ao mesmo tempo, teatral, lírico e de ópera, definido como “Cabaret Lírico”.

O Gruppo Amarcord mantém uma formação inusitada para a lírica e, nesta 3ª versão do Festival Palco Itália Itinerante eles se apresentarão com Francesco Piacentini na bateria, Andrea Terenziani no baixo, Anatoli Ricci na flauta, Claudio Mattioli no teclado e acordeon, a soprano brasileira Susie Georgiardis, o tenor Massimiliano Barbolini, que foi aluno de Luciano Pavarotti.

O espetáculo é composto por árias de óperas de Verdi, Rossini, Puccini e Reverberi e canções tradicionais italianas, além de composições do próprio maestro Claudio Mattioli, traçando um encontro emocionante entre o clássico e o moderno.

Com músicos profissionais virtuosos e cantores de alta categoria, o Gruppo Amarcord conquista novos públicos para música lírica, despertando o interesse de crianças e adolescentes, incluindo todos aqueles que nunca tiveram contato com a Ópera.

O Gruppo Amarcord encanta e cativa todo o público que o assiste, devido ao seu profissionalismo, carisma e versatilidade. Seu sucesso está registrado na excelente crítica que alcançou em todos os países onde já se apresentou deste a Itália à Espanha, França, Portugal, Bélgica, Áustria, Inglaterra, Noruega, República Tcheca, Hungria, Rússia, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Argentina, Costa Rica, Honduras, Japão, Coréia do Sul, China e África do Sul. Seus últimos espetáculos foram realizados em Chicago na Expo Internazionale e no Gala Dinner Drake Hotel; na Hungria, no Festival Barocco di Gyor, no Barocco di Eger e no Festival di Szentendre. Isto sem contar com a abertura do concerto de Michel Teló no Rodeio de Itu 2012 e o espetáculo no Salle Garnier de Monte Carlo.

Programação

Setembro Cidade Local Horário
06 - sexta Itabirito Praça da Estação 20 h
07 - sábado São José da Lapa Praça Dumas Chalita 18 h
08 - domingo Sabará Praça Melo Viana 18 h
13 - sexta Sete Lagoas Praça da Feirinha 20 h
14 - sábado Mario Campos Praça da Matriz 21 h
15 - domingo Ibirité Teatro do Centro Educacional 19 h
Entrada Franca

No site www.festivalpalcoitalia.com.br você encontra todas as informações sobre a circulação do Gruppo Amarcord, vídeos das temporadas 2010 e 2011 entrevistas com os artistas e um pouco da história das cidades que compõem as três edições do Festival Palco Itália Itinerante.

Patrocínio: FIAT Automóveis S/A
OMR Componentes Automotivos Ltda
Rima Industrial
Sinalmaxx
Etros Engenharia

Apoio: Lei Federal de Incentivo à Cultura
Amplo Brasil Publicidade e Design

Realização: ACIBRA - Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais
Prefeituras Municipais das cidades anfitriãs
Associação Ponte entre Culturas/MG

Contato: Giusi Zamana - Coordenação Geral info@ponteentreculturas.com.br
Martha Toffolo: Coordenação de Comunicação marthatoffolo@gmail.com


Associação Ponte entre Culturas | MG
Tel. 55 (31) 3227-9963 | Cel. 55 (31) 9781-1938 e 8745-6959
www.ponteentreculturas.com.br



CEPESLE NEWS - Revista Eletrônica de História , Genealogia e Afins http://cepesle-news.blogspot.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...