Livro: Imigração Alemã no Paraná – 180 anos: 1829/2009
O resgate da memória alemã no Paraná
O livro "Imigração Alemã no Paraná – 180 anos" é uma obra construída a muitas mãos que retrata com fidelidade histórica a realidade vivida pelas comunidades de etnia alemã que colonizaram o Paraná. O advento da obra ocorreu a partir da comemoração dos 180 anos da primeira imigração alemã no Estado do Paraná, originária da cidade de Trier, Alemanha, e que se destinou à cidade de Rio Negro, em 19 de fevereiro de 1829.
A comemoração dos 180 anos de imigração alemã no Paraná aconteceu durante todo o ano de 2009, com várias atividades de ordem cultural, artística, musical, gastronômica e folclórica da etnia alemã, desenvolvidas nas regiões do Estado colonizada por pessoas de origem germânica. Estes eventos iniciaram a partir de uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, por iniciativa do deputado estadual Elio Lino Rusch.
O conjunto da obra só foi possível graças a disposição de vários intelectuais e historiadores, conhecedores do assunto proposto, de contribuir na elaboração desta obra em suas comunidades locais. São eles Alfred Pauls, Marcos Nestor Stein, Marlon Ronald Fluck, Divinamir de Oliveira Pinto, Estevão Muller, Cláudia Portellinha Schwengber, Waldir Gregory e Marcos Nestor Stein.
Os autores trabalham através dos seus artigos, os aspectos da colonização de várias regiões do Paraná onde os alemães se instalaram ao longo dos anos: Rio Negro, Colônia Witmarsum (Palmeira), Curitiba, Entre Rios (Guarapuava), Marienthal (Lapa), Rolândia e Marechal Cândido Rondon.
Todo esse trabalho é coordenado por Harto Viteck, que organizou e reuniu os vários artigos de resgate da memória e da cultura alemã, com a intenção de conseguir grande repercussão não só nos meios alemães paranaenses, mas também nos demais Estados brasileiros em que a imigração alemã está presente e, inclusive, na própria Alemanha. É a primeira obra literária de resgate da memória de uma etnia, feita por uma equipe de intelectuais em que cada comunidade convidada tem um representante local que escreve a história da sua comunidade desde a chegada ao Brasil, até os dias atuais.
Fonte: http://imigracaoalemanoparana.com.br/
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário