quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

UM PEDAÇO DA HISTÓRIA DO BAIRRO DE LARANJEIRAS

 

UM PEDAÇO DA HISTÓRIA DO BAIRRO DE LARANJEIRAS

                     

Um pouco da história de Laranjeiras (1808-2008), revelada pelo Palacete do Morro da Graça, outrora residência da Família Roso e, já no século XX, casa do senador Pinheiro Machado, que deu nome ao logradouro fronteiro.

 

Clicar no link:

 

http://www.youtube.com/watch?v=H0I5UKLEECw

 

 

Este trabalho, tem origem em um estudo que elaborei (Cau Barata) para a empresa Rossi-Residencial que, no ano de 2008, sensível ao patrimônio da Cidade, e que buscava maiores informações sobre a história do Palacete do Morro da Graça, para saber como preservá-lo. Estava em andamento a construção de um grande complexo residencial, hoje conhecido por Parque LARANJEIRAS, o que podia comprometer o velho casarão.

 

Fui, então, contratado para elaborar um estudo sobre a história da ocupação da Chácara do Morro da Graça e seu entorno (Laranjeiras); apresentar documentação iconográfica e cartográfica concernente; e considerações sobre aspectos do entorno paisagístico a preservar. Na ocasião, além das memórias entregues elaborei um power-point, para facilitar a palestra que tinha que realizar para os responsáveis pelo empreendimento.

 

Hoje, com a finalidade de divulgar mais um detalhe da história da Cidade do Rio de Janeiro, achei por bem transformar áquele slide-show em vídeo.

 

Boa viagem na rescontituição histórica de uma edificação, que tem muito para contar sobre o bairro de Laranjeiras.

 

Cau Barata

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...