quinta-feira, 11 de março de 2010

Sobrenome Geraldini - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

Sobrenome Geraldini

 

Segundo o Requerimento para Registro de Estrangeiros de 1942, o declarante Enrico Giuseppe Geraldini informou que nasceu no dia 26 de outubro de 1865, em Padova, filho de Antonio Geraldini e Maria Lazzarin. Declarou também que passou ao Brasil pelo vapor Bretagne, tendo aportado no Rio de Janeiro em novembro de 1892. Até o momento, não encontramos o manifesto deste vapor no Arquivo Nacional. Já no Arquivo Público Mineiro, no livro de registros relativo a janeiro de 1892, entre os passageiros do vapor Bretagne não consta o sobrenome Geraldini ou nomes que se assemelhem aos de seus pais.

Ainda pelo Requerimento para Registro de Estrangeiro de 1942, o declarante informou que em abril de 1896 embarcou no Porto de Santos com destino à Itália e que retornou definitivamente ao Brasil em 1897, desembarcando no Rio. A profissão declarada: ferreiro. Residência em 1942: rua das Flores, Leopoldina, MG.

Reunindo informações colhidas em diversas entrevistas concedidas por antigos moradores da Colônia Agrícola da Constança, assim como de descendentes de outros imigrantes, observa-se que alguns confundem Enrico Geraldi com Enrico Giuseppe Geraldini. Entretanto, referências documentais demonstram que são duas pessoas diferentes sendo que Enrico Giuseppe Geraldini foi casado com Vitalina Pimentel, tendo sido pai de Iracema, nascida em Leopoldina aos 3 de janeiro de 1921.

 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...