quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Temos um Passado - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

Temos um Passado

Posted: 09 Feb 2010 05:43 AM PST

 

Embora  o título não seja dos melhores, um texto de Jim Sharpe merece ser lido por todos aqueles que se interessam pelo resgate da história dos habitantes comuns de todas os lugares. Sob o título "A História vista de Baixo", que preferiríamos substituir por A História das Pessoas Comuns como era denominada por Eric Hobsbawm, o texto de Sharpe foi incluído na coletânea A Escrita da História Novas Perspectivas, organizada por Peter Burke e publicada pela Editora Unesp em 1992.

Pensando naqueles imigrantes que viveram em Leopoldina, e cuja trajetória ainda não mereceu o devido respeito por parte dos leopoldinenses, deixamos as frases finais de Sharpe para reflexão de nossos leitores.

"A história vista de baixo ajuda a convencer aqueles de nós nascidos sem colheres de prata em nossas bocas, de que temos um passado, de que viemos de algum lugar. Mas também, com o passar dos anos, vai desempenhar um importante papel, ajudando a corrigir e a ampliar aquela história política da corrente principal que é ainda o cânone aceito nos estudos históricos britânicos."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...