terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Imigrantes, onde pesquisar




ARQUIVOS E SITES DISPONÍVEIS PARA CONSULTAS ONLINE


BRASIL

1. ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO – APM
permite a consulta online das listas – originais - de imigrantes que deram entrada na Hospedaria de Juiz de Fora entre os anos de 1888 a 1901.

2. ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – APERS
permite a consulta de documentos em inúmeras cidades do RS. Por estar em fase de indexação, não existem imagens disponíveis. Do lado direito, embaixo, o ícone para consultas online (Sistema de Administração de Acervos Públicos). Dica: para processos de habilitação ao casamento - depois de selecionar os três itens necessários para a pesquisa, coloque no espaço correspondente a NOME, uma letra qualquer. Aparecem todos os processos da cidade escolhida.

3. ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ - fornece a relação de imigrantes por sobrenome, ano de chegada e nacionalidade. Dica – colocando uma só letra, mostra todos os sobrenomes que se iniciam com ela.

4.. ARQUIVO PÚBLICO DE JOINVILLE - apresenta as lista de imigrantes de 119 viagens no período de 1851 a 1902. Tem informações interessantes sobre os imigrantes.

5. ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Para pesquisar coloque as iniciais do sobrenome, clique em Filtrar e depois selecione o sobrenome na “barra” antes de Pesquisar. No resultado obtido, obtem-se em muitos sobrenomes a província e o comune de origem do imigrante.

6. ARQUIVO NACIONAL – relações de passageiros estão online para consulta. Já estão disponíveis de 1875 a 1885. Obs: Fique atento, o período citado pode ter sido ampliado entre o tempo que estas notas foram cmpostas e o momento de sua pesquisa.

- clique me Consultas ao acervo (lado esquerdo)
- clique em Sistema de Informações do Arquivo Nacional SIAN (meio da página)
- na página que se abre, clique em SIAN, na frase inicial (Acham-se à disposição do público

dois módulos do Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN: o MAPA - Memória da Administração Pública e o Multinível - Descrição Multinível).
-  clique, do lado esquerdo, em Multinível - Fundos e coleções do Arquivo Nacional. Clicando, abre logo abaixo desta frase, na mesma página, o ítem Pesquisa. Clique. Abrem, também logo abaixo,as opções de pesquisa. Escolha Multinível e clique. Você vai estar no nível 1 onde começa a relação do que o AN vai colocar online. Embaixo, à esquerda, clique no sinal de maior para passar à próxima listagem - 2C-E. Escolha, nesta página 2C-E, a opção  Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras e clique nesta seta

Abre outra guia:
Relações de passageiros em vapores RPV BR AN,RIO OL.0.RPV
nd 3 -
série

Clique na seta. Vai abrir:
Título Sigla Código de Referência Nível
- Porto de Fortaleza PFT BR AN,RIO OL.0.RPV, PFT nd 3.5 - Subsérie
-Porto do Rio de Janeiro PRJ BR AN,RIO OL.0.RPV, PRJ nd 3.5 - Subsérie
Clique na seta em frente a Porto do Rio de Janeiro para ver as relações de passageiros.

Para abrí-las: clique na lupa que está à frente do nome do navio. Na guia que se abre, clique do lado direito, no alto, em  
Na nova guia que se chama Apresentação digital, clique outra vez na lupa. Abre-se a listagem em PDF.Você pode salvá-las em seu computador.

Obs. – alguns pesquisadores informaram que, a partir da primeira lupa, só conseguiam abrir as páginas se mantivessem apertada a tecla Ctrl de seus teclados (como se as pop-up estivessem bloqueadas).

7. ESTRANGEIROS DE PIRAJU - fornece um resumo de 1373 processos de estrangeiros dessa cidade.
Levantamento feito por ANTONIO ALVES DA FONSECA.

8. LISTAS DE NAVIOS
http://www.immigrantships.net/ - digitar o sobrenome em Search ISTG.


ITÁLIA
SITES DISPONÍVEIS PARA CONSULTAS ONLINE

1. ABRUZOS, Chieti, Torricella Peligna - http://www.torricellapeligna.com/  - entre em Genealogy. Sem imagens, mas com muitas informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos.

2. ANCESTRY ITÁLIA - site pago em euros (pouco) - http://www.ancestry.it/   - permite visualizar e salvar os documentos originais. Contempla:

Titolo Raccolta
Alessandria e Asti, Piemonte, Italia: Registri di stato civile, 1866-1938 Nascita, matrimonio e decesso
Como e Lecco, Lombardia, Italia: Registri di stato civile, 1866-1936 Nascita, matrimonio e decesso
Falerna, Catanzaro, Calabria, Italia: Registri di stato civile, 1810-1936 Nascita, matrimonio e decesso
Lodi, Lombardia, Italia: Documenti anagrafici, 1866-1936 Nascita, matrimonio e decesso
Palermo, Sicilia, Italia: Indice Atti di Nascita: 1876-1885 Nascita, matrimonio e decesso
Pavia, Lombardia, Italia: Registri di stato civile, 1866-1937 Nascita, matrimonio e decesso
Siena, Toscana, Italia: Registri di Stato Civile, 1866-1937 Nascita, matrimonio e decesso
Varese, Lombardia, Italia: Registri di stato civile1866-1937 Nascita, matrimonio e decesso
Verbano-Cusio-Ossola, Piemonte, Italia: Registri di stato civile, 1870-1937 Nascita, matrimonio e decesso

3. APULIA, Bari, Alberobello - http://www.italywgw.org/archive/alberobello/index.html  - nomes,origem, ocupação, etc.

4. BASILICATA, Potenza, Tito - http://italianancestry.com/tito/ - inicia em 1809 – transcrição de nascimentos, casamentos e óbitos.

5. CALÁBRIA – Cosenza, Montalto Uffugo - http://www.cosenzaexchange.com/montaltouffugo/
 nascimentos, publicações de casamentos (proclamas) e óbitos. A listagem de publicação de casamentos abrange de 1875 a 1910. Clicando-se no sobrenome, mostra-se o documento original.

6. CALÁBRIA - Cosenza, San Marco Argentano –http://www.comune.sanmarcoargentano.cs.it/archivio/ind_arc.htm
- casamentos, nascimentos,óbitos. Sem imagens.

7. CALÁBRIA, COTONE, Verzino - CATANZARO, Petronà - COSENZA, San Vincenzo La Costa -
http://transcripts-online.com/ - relação de nascimentos, casamentos e óbitos (sem imagens), com nomes, datas e filiação.

8. CALÁBRIA – Catanzaro, Sersale - http://www.sersale.org/vital.htm casamentos, nascimentos,óbitos. Sem imagens.

9. CALÁBRIA - Cosenza, Malito - http://www.gentree.org.br/malito/malito-1.htm - extração de microfilmes - nascimentos, casamentos e óbitos á partir de 1810. Compilado por Renata Gagliardi Dias.

10. COSENZA, Calábria, Marano Marchesato –http://www.rootsweb.ancestry.com/~ilfmm/Data/marindex.html    - nascimentos, casamentos e óbitos
 sem imagens.

11. COSENZA, Calábria, Marano Principato –

12. CREMONA - Archivio di Stato di Cremona –
http://www.archiviodistatocremona.beniculturali.it/?q=node/44 - Índices de casamentos,nascimentos, óbitos e cittadinanza, com imagens de boa resolução e originais.

13. FIRENZE - http://www.operaduomo.firenze.it/risorse/ - entrar em REGISTRI BATTESIMALI.
Inicia em 1450.

14. GORIZIA - http://archiviodistatogorizia.beniculturali.it/ricerca_leva_form  - Lista de leva -mostra boas informações: filiação, nascimento, comune e descrição física (inclusive dos dentes).

15. LOMBARDIA - http://ricerchefamiliari.lombardinelmondo.org/  - necessário inscrever-se.
Atualmente pedem uma contribuição. Entrar em BANCA DATI ARCHIVIO DI STATO MANTOVA
(ícone à frente do nome). Depois em ACCEDI. Fornece nome, sobrenomes, filiação, data de nascimento e comune.

16. MANTOVA – Mantovani nel mondo - http://www.mantovaninelmondo.eu/index.php  - necessário cadastrar-se. Entre em RICHERCE FAMIGLIARI. No Menu Utente, do lado direito, boas opções de
pesquisa.

17. MINISTERO DELLA DIFESA - Caduti in Guerra
 - mediante o sobrenome, relaciona os soldados italianos mortos em combate durante a 1ª Guerra Mundial. Fornece filiação, data e local de nascimento, data e local de óbito. Não encontrados da 2ª Guerra Mundial.

18. PIEMONTE, ASTI - Unione di Comuni Alto Astigiano - http://www.altoastigiano.it/ - congrega os
comuni de Berzano San Pietro, Buttigliera d'Asti, Capriglio, Castelnuovo d'Asti (ora Castelnuovo Don Bosco), Moransengo, Pino d’Asti e Primeglio-Schierano (ora soppresso e incluso in Passerano  Marmorito). Entre em Banca dati storica della popolazione, do lado esquerdo. Fornece nomes, datas e  cidade de nascimento, casamento ou óbito.

19. SARDEGNA – Cagliari, Cagliari
http://www.araldicasardegna.org/genealogie/quinque_libri/indice_quinque_libri.htm - relação de batizados à partir de 1570. Apresenta registros da Cattedrale di Cagliari e do quartiere Marina di Cagliari.

20. SICÍLIA – Palermo, Misilmeri - http://www.sicilianfamilytree.com/misilmeridatabases.html  - relação de casamentos e óbitos.

21. SICÍLIA, Palermo, Petralia Sottana –http://freepages.genealogy.rootsweb.ancestry.com/~petraliasottana/index.html - apresenta os índices  originais de nascimento de 1885 e 1886.

22. SICÍLIA, Caltanissetta, Santa Caterina Villarmosa –
 - transcrição de nascimentos, casamento e óbitos.

23. SICÍLIA, PALERMO, Termini Imerese –
http://freepages.genealogy.rootsweb.ancestry.com/~itasicily/TI/ - transcrição e imagens dos índices de nascimentos, casamento e óbitos de 1820 a 1822.

24. UDINE - http://www.friulinprin.beniculturali.it/ - entre em Friuli in prin do lado inferior direito.Fornece até a descrição física. Filiação, nascimento, casamento, etc.

25. VENETO – Padova, Boara Pisani –
http://matera.site.voila.fr/Malerba/elenco_emigranti_in_brasile_di_b.htm - elenco de imigrantes provenientes deste comune.

26. VENETO - http://www.emigrazioneveneta.com/secondo.php - muito bom para quem tem imigrantes originários desta região. Fornece nome, filiação, data de nascimento, província de origem e, em muitos casos, data de imigração e local de destino.

27. VENETO, Treviso - http://www.archiviodistatotreviso.beniculturali.it/basididationline.htm  - lista de  leva. Permite o acesso a várias informações:nome, filiação, comune de nascimento, data, profissão.

28. VENETO, Verona, http://archivio.comune.verona.it/nqcontent.cfm?a_id=8738   – permite visualizar  e salvar as páginas do RUOLO DELLA POPOLAZIONE. Dica – no espaço para o sobrenome, coloque apenas algumas letras; à frente do espaço para o Cognome, escolha Qualsiasi parola. Permite  pesquisar mesmo sem sabermos a grafia correta do sobrenome.

29. http://www.cariniexchange.org/Comune.html - Inúmeros links para vários comuni e, em muitas,informações sobre nascimentos, casamento e óbitos. Também sobre o Catasto Onciario.

30. http://www.sersale.org/comunes.htm    - transcrição de registros de vários comuni de diversas províncias.

31. CALÁBRIA, Cosenza -
permite a consulta online pelo sobrenome, em vários comuni (Alessandria Del Carretto, Castrovillari,Laino Borgo, Cerchiara Di Calabria, Paola, Cosenza, Morano Calabro, San Fili, etc). Tem em muitos casos, imagens originais dos documentos. Necessita cadastro (gratuito).

32. PADOVA e ROVIGO - http://archivi.beniculturali.it/ASPD/index.htm  - para listas militares.Sem fotos. Cadastro gratuito.

Os endereços acima foram obtidos em grupos de discussão sobre genealogia, por meio de correspondência por e-mail com outros genealogistas e pelas próprias pesquisas da autora.

Betania Bassani Mitidiero Simões – Presidente Prudente, SP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...