segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Edição Especial do Blog do Ale' Italia - Homenagem ao querido Amigo Alexandre Larena


Blog do Ale' Italia

Torna Sorrento

Posted: 24 Jan 2010 02:06 AM PST





Torna Sorrento Napolitan version - Youtube

Em memória de Alexandre José Porto Larena,napolitano por ascendência e coração!

Alexandre Larena - 1 ano de saudades

Posted: 24 Jan 2010 02:03 AM PST




Alexandre José Porto Larena (02.08.1944-24.01.2009)



Hoje, 24 de janeiro de 2010 , faz um ano que o amigo e fundador do Gruppo Ale'Italia de Genealogia Italiana e do Blog do Ale'Italia nos deixou. Pensei em muitas homenagens ao grande amigo e companheiro de jornada mas as palavras somem neste momento ficando o carinho, o sentimento de alegria por ter conhecido um homem tão correto em tudo que fazia, em saber que ele era um marido, pai, avô exemplar e por eu manter uma amizade por ele e pela sua família que não terá fim.


Larena e familia

Hoje, familiares que ainda estão com o coração em luto, choram e sentem sua falta mas seguem suas vidas corajosamente porque assim ele gostaria que fosse e aqui no Ale'Italia também fazemos o mesmo pois com certeza ele iria querer isto - que continuássemos ajudando pessoas que buscam informações sobre seus ancestrais italianos e levássemos aos leitores do Blog, notícias da Itália - com certeza sem honrarias, sem tantas homenagens mas continuando com carinho um belo trabalho iniciado por ele.

Larena faleceu aguardando que o Consulado Italiano no Recife concedesse sua cidadania italiana . Assim como ele, milhares de oriundis continuam na fila, lutando por um direito que é nosso. Que as autoridades revejam os casos e que a "fila pela cidadania" não ande com o falecimento de quem está nela.


Larena

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.Por isso, existem momentos inesquecíveis,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."(Fernando Pessoa)

Ale'Larena ! As verdadeiras amizades serão sempre eternas !


Por Leila Ossola

Recife

Posted: 24 Jan 2010 01:38 AM PST



Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco. Localizado às margens do oceano Atlântico, o município possui uma área de 217,494 km² e uma população de 1.561.659 de pessoas. É a sede da área metropolitana que leva seu nome: a Região Metropolitana do Recife, com 3,73 milhões de habitantes. É classificada pelo IBGE como uma metrópole nacional.[ Em recente estudo do instituto, o Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população.


Desempenha um forte papel de centralizador econômico em seu estado e região, com uma área de influência que abrange inclusive outras capitais, como João Pessoa, Maceió, Natal e Aracaju. Sua área metropolitana inclui, além da capital pernambucana, mais 14 cidades do Grande Recife, concentrando 65% do PIB estadual.

Destaca-se por possuir o mais importante pólo médico do Norte/Nordeste; um grande pólo tecnológico, o Porto Digital, que abriga várias empresas multinacionais; uma forte indústria de construção civil: a cidade detém grande número de arranha-céus em comparação a outras capitais do país.

Com um grande potencial turístico e forte vocação para o turismo de negócios, freqüentemente é escolhida como sede de diversos eventos, como simpósios, jornadas e congressos. O Aeroporto Internacional do Recife é o maior da região em capacidade anual de passageiros e está entre os mais modernos do país, tendo sido eleito um dos 5 melhores aeroportos do mundo pelas companhias de aviação. Em seu sistema de transporte público, conta com uma frota de 4.600 ônibus, que transportam 1,7 milhão de passageiros por dia e um eficiente sistema de Metrô, onde embarcam 210 mil pessoas diariamente.

O nome "Recife" provém da palavra arrecife, grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais.


Vista da Cidade Maurícia (Recife) em uma gravura de Pieter Schenck, baseada em desenho de Frans Post, 1645, para o livro Rerum in Brasília et alibi gestarum de Caspar Barlaeus. Acervo do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.

O município do Recife tem sua origem intimamente ligada à de Olinda. No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedido por Duarte Coelho em 1537, há uma referência a "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por mareantes e pescadores. O Recife permaneceu português até a independência do Brasil, com a exceção de um período de ocupação holandesa entre 1630 e 1654.



Durante os anos anteriores à invasão da Companhia das Índias Ocidentais, o povoado do Recife existiu apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização elevada, que facilitava a defesa. Ergueram-se fortificações e paliçadas em defesa do povoado e do porto do Recife, todas elas voltadas para o mar. Os temores voltavam-se para o oceano por conta dos constantes ataques ao litoral da América Portuguesa pela navegação de corso e pirataria. Ainda no final do século XVI o "povo dos arrecifes" foi atacado e saqueado pelo pirata inglês James Lancaster que, com três navios, derrotou a pequena guarnição responsável pela defesa do porto. Entre os anos de 1620 e 1626 o então governador Matias de Albuquerque procurou estabelecer posições fortificadas no porto do Recife a fim de que se pudesse evitar outro ataque como aquele, bem como dissuadir a Companhia das Índias Ocidentais da idéia empreendida na Bahia em 1624.


O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira" graças à semelhança fluvial com a cidade européia de Veneza. Cercado por rios e cortado por pontes, é cheio de ilhas e mangues. Ali acontece o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico. O município conta com dezenas de pontes, entre elas a mais antiga do Brasil, a ponte Maurício de Nassau.


Recife também é famosa pelo frevo e as alegrias no carnaval com o Galo da Madrugada.




Com informações da http://pt.wikipedia.org/
imagens arquivo virtual google

Texto e imagens em homenagem à Alexandre José Porto Larena, napolitano por ascendência, recifense por nascimento - 1 ano de saudades!

Nápoles

Posted: 24 Jan 2010 01:14 AM PST




Nápoles (Napoli em italiano; Napule en Napolitano) é uma comuna italiana do sul de Itália, da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 1.000.000 habitantes (cens. 2001) e com cerca de 4.400.000 habitantes na região metropolitana (que compreende áreas na província de Caserta, Avellino e Salerno. Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália após Roma e Milão e tem a segunda maior região metropolitana após a de Milão. Estende-se por uma área de 117 km², de densidade populacional 8.490 h/km². É conhecida mundialmente pela sua história e por ser a terra natal da pizza.


Tem origem na antiga cidade grega de Neapolis. Foi conquistada pelos romanos no século IV a.C.. No século VI passou para domínio bizantino e no século VIII constituiu-se em ducado independente. Em 1139 passou a pertencer ao reino da Sicília. A universidade foi fundada em 1224 e passou a ser, no final do século XIII, a capital do reino. Em 1282 passou para a coroa de Aragão, sendo denominado reino de Nápoles. No século XVIII passou a ser independente, sendo anexado ao reino da Sardenha em 1860 e de Itália em 1861. Nesta Cidade Nasceram os Papas: Bonifácio V, Urbano VI, Bonifácio IX, Paulo IV, Inocêncio XII.


Nápoles é reputada como uma das cidades mais perigosas da Europa, por causa de sua elevada taxa de pobreza (32%) e a elevada taxa de criminalidade e desemprego. Todos os anos, as centenas de mortes são lamentar por causa das guerras de clãs dentro da máfia local, la Camorra. Em 2008, o filme italiano "Gomorra" de Matteo Garrone, relata os graves problemas da cidade, causados pela máfia - a elevada taxa de criminalidade, em grande parte resultante da guerra entre clãs; e a corrupção, muito presente dentro dos órgãos de soberania local.



Localiza-se na baía de Nápoles, no mar Tirreno. É um porto importante e o principal centro industrial e comercial do sul do país. É também um centro turístico pois nos seus subúrbios localizam-se vários locais de interesse: o vulcão do monte Vesúvio, as ruínas de Pompeia e Herculano, as ilhas de Capri e Ischia. O seu centro histórico foi declarado património mundial pela UNESCO.



Nápoles tem um clima tipicamente mediterrânico, com invernos moderados e chuvosos e verões quentes e secos, porém sempre refrescados pela brisa marítima que raramente falta no seu golfo. O sol esplende mediamente por 250 dias por ano [1]. A classificação climática das comunas italianas insere a cidade na zona climática C. A particular conformação morfológica do território leva a que a cidade apresente diferentes microclimas, com a possibilidade de encontrar variações atmosféricas significativas movimentando-se apenas de poucos quilómetros.



Capital da província homónima e da região Campania, é a terceira municipalidade da Italia por número de habitantes: Dados dell' do ISTAT; o último recenseamento (2006) [18] encontra uma população de 975.139 habitantes, mais do que um sexto da população regional inteira e aproximadamente um terço da população de sua província. Atualmente a municipalidade de Nápoles é 18° da Europa por população.



A cidade em si é estendida muito além da superfície comunal, embora uma definição de seus limites não possa ser univocal. Os dados o UN de 2005 atribuem ao inteiro aglomerado da cidade uma população de aproximadamente 2.200.000 habitantes, mas vai lembado que são dados de várias fontes que variam de acordo com o método de cálculo usado (para l' aglomerado da cidade mas também sobretudo para a definição dos limites da área metropolitana). A área metropolitana de Nápoles segundo a estima do OCSE alcançaria aproximadamente 3.100.000 habitantes, atrás de Milão e de Roma. Em outras fontes aparece ser a segunda área metropolitana da Italia por população após Milão, somente para citar algumas: o U.S. Census Bureau and Times Atlas of the World estima uma população de aproximadamente 3 milhão habitantes, enquanto os dados de Eurostat contam aproximadamente 4 milhões e as fontes SVIMEZ atribuem preferivelmente 4.392.835 distribuídos em un' área de 2.252 km², fazendo da segunda área metropolitana italiana por população.


A área metropolitana resulta ser, em todo caso, uma das mais populosas e densamente povoadas da União Europeia (em 2007 resultava ser a oitava em Europa e 86° ao mundo). Os urbanistas chamam o inteiro território urbanizado de "a grande Napoli"; o crescimento da cidade conseguiu de facto integrar municípios da província de Salerno e de Caserta. A costa metropolitana é estendida ininterruptaamente desde Capo Miseno a Castellammare di Stabia.



http://pt.wikipedia.org/
imagens arquivo virtual google

Texto e imagens em homenagem à Alexandre José Porto Larena, napolitano por ascendência - 1 ano de saudades!

Consulado Geral da Itália em Buenos Aires não terá mais" filas de cidadania"

Posted: 24 Jan 2010 12:44 AM PST

O Consulado Geral da Itália em Buenos Aires atenderá, segundo o cônsul Giancarlo Maria Curcio, todas as 62 mil requisições em atraso desde o ano de 2002, e, com isso, acabará com as filas para se adquirir a cidadania italiana na cidade argentina.


Curcio prometeu, em comunicado oficial, que até 31 de março os pedidos serão finalizados, e, apartir de 15 de abril próximo, os novos requerentes terão tratamento direto, para que não se formem mais as imensas filas.

Leiam o comunicado oficial emitido pelo cônsul

Completo diligenciamiento de las solicitudes de turnos de ciudadanía (el llamado "buzón") acumulado después del 2002

Tengo el sumo placer de comunicar que el 31 de marzo próximo, este Consulado General completará la convocación de las decenas de miles de solicitudes de ciudadanía (62.000 en total) acumuladas desde el 2002, como consecuencia de la suspensión de la recepción de los trámites de ciudadanía en toda la red consular argentina.

Deseo dedicar este extraordinario resultado a las fuerzas vivas de la colectividad que han creído en este objetivo y que nos han acompañado y sostenido en este inmenso trabajo. Querría además señalar que este notable resultado ha sido posible gracias a la profesionalidad y a la dedicación de todo el personal en servicio en esta Sede Consular al que testimonio mi más sincero reconocimiento, así como al constante apoyo brindado por el Ministerio de Relaciones Exteriores.

A partir del 15 de abril próximo, este Consulado General efectuará la recepción, también sin restricciones, de los trámites de reconocimiento de la ciudadanía, continuando a suministrar todos los otros servicios consulares sin limitaciones, ulteriores tal como han sido normalmente erogados durante estos últimos tres años, en línea con la importancia y visibilidad que merece la comunidad aquí residente.

Se informa asimismo, que para permitir la adecuada sincronización de los tiempos entre la finalización de las convocaciones y el inicio de la recepción abierta y sin restricciones de los trámites de ciudadanía, se suspenderá a partir del 29 de enero próximo la aceptación de las solicitudes de turnos para la presentación de ciudadanías, siendo imposible procesarlas a tiempo para la convocación dentro de la finalización del mes de marzo. Todos los interesados podrán, evidentemente, presentarse en este Consulado General desde el 15 de abril -directamente y sin previa cita durante los días y en los horarios de apertura al público— para presentar la respectiva documentación para el reconocimiento de la ciudadanía italiana.

Giancarlo Maria Curcio

http://www.radioitaliana.com.br/

Dia de São Valentim: o dia dos namorados em Ísquia

Posted: 24 Jan 2010 12:36 AM PST




Um passeio interessante para passar os dia dos namorados italiano (dia de São Valentim), que acontece agora dia 14 de fevereiro, é a de passar o final de semana na ilha de Ísquia. Fácil de se chegar, de Nápoles ou de Capri, mas não tão cheia, e também não tão a mercê daquele turismo predatório, Ischia tem outra vantagem, que águas termais.

Os parques termais mais famosos são os Giardini Poseidon e os de Negombo. Oferecem vários tratamentos estéticos, além das piscinas, muitas cobertas e com águas quentes, perfeitas para uma estádia de inverno (agora na Itália é inverno).

Itália realiza nova investigação sobre paparazzi

Posted: 24 Jan 2010 12:04 AM PST


Herdeiro da Fiat Lapo Elkann teria sido chantageado por fotógrafos.

Da BBC - Promotores italianos começaram neste sábado uma investigação sobre a suposta chantagem feita por paparazzi contra personalidades do país. Os promotores acreditam que fotógrafos podem ter extorquido pessoas famosas com fotografias comprometedoras, segundo a mídia italiana. Uma das vítimas seria Lapo Elkann, um excêntrico herdeiro da montadora Fiat. Ele teria dado cerca de 300 mil euros (cerca de R$ 770 mil reais) para evitar que fotos suas fossem publicadas.
Celebridades
Em 2005, Elkann ganhou as manchetes quando foi encontrado em coma após uma overdose quase fatal em companhia de um grupo de transexuais. Ele é o neto do ex-presidente da Fiat, Gianni Agnelli.A investigação cobriria vinte casos de chantagem envolvendo celebridades da televisão italiana e políticos, ainda segundo a mídia local.
Quatro pessoas estão sendo investigadas, incluindo dois fotógrafos, o chefe de uma agência fotográfica e um empresário da área de relações públicas, de acordo com o jornal Corriere della Sera.
Os promotores estão dando prosseguimento a uma investigação anterior, que terminou com a condenação de um dos mais conhecidos fotógrafos de celebridades da Itália, Fabrizio Corona. Libertado recentemente, ele está testemunhando na nova investigação e disse que os italianos estão prestes a ficar chocados com novas revelações que serão feitas.



Mediatrade, Pier Silvio Berlusconi: "Così si vuole colpire mio padre"

Posted: 23 Jan 2010 11:04 AM PST


Pier Silvio Berlusconi

Arezzo, La Stampa.it - L'inchiesta sui diritti tv dimostra «la volontà di colpire mio padre con qualunque pretesto». A sottolinearlo è Pier Silvio Berlusconi, vicepresidente di Mediaset e figlio del premier. In una dichiarazione, Pier Silvio parla anche di «accuse odiose» ma insieme confida nel fatto che «emergerà presto l'assoluta estraneità mia, di mio padre e del presidente Fedele Confalonieri». «Ho appreso con stupore ma con grande tranquillità - afferma Pier Silvio Berlusconi - la notizia dell'inserimento del mio nome nelle indagini sui diritti cinematografici. La tranquillità nasce dal fatto che so come lavoriamo, sia io personalmente sia tutta Mediaset. So quanto scrupolo Mediaset pone nel controllare i costi e quale sforzo è quotidianamente messo in atto per dare il massimo ai nostri tanti azionisti. E tutto questo è assolutamente evidente nei bilanci Mediaset. Per cui mi fa quasi sorridere che proprio io sia stato coinvolto in un'inchiesta in cui si parla di costi gonfiati, fondi neri e irregolarità fiscali». «Certo le indagini si sono appena concluse - continua il vicepresidente di Mediaset - e ora spetterà a un giudice stabilire se esistono gli estremi per un processo che mi coinvolga. Ma comunque sono assolutamente sereno e confido nel fatto che emergerà presto l'assoluta estraneità mia, di mio padre e del presidente Fedele Confalonieri alle odiose accuse ipotizzate. Per quanto mi riguarda è già accaduto una volta. Tuttavia questo non riduce l'amarezza di vedere di nuovo la volontà di colpire mio padre con qualunque pretesto. E la mia impressione è che anch'io, da ieri, sia stato inserito in questo meccanismo». «Come cittadino e come imprenditore - conclude Pier Silvio Berlusconi - non posso accettare tale sistema, ma voglio che tutti sappiano che essere stato scaraventato in questa bagarre non mi spaventa affatto e anzi mi fa sentire ancora più vicino a mio padre. In tutto e per tutto».

«Non conosco gli atti del processo, ma conosco Berlusconi e da anni non si occupa delle proprie aziende, ma solo del bene del Paese». Lo afferma il ministro della Giustizia, Angelino Alfano, parlando delle notizie sull'inchiesta Mediatrade che hanno toccato il premier Silvio Berlusconi, e aggiunge: «Non so se è connesso alla campagna elettorale, di buono c'è che dopo questa (le elezioni regionali, ndr) non ce ne saranno per tre anni e possiamo sperare che il clima si rassereni». «Mi dispiace che sia successa quest'altra cosa», proprio quando il clima sembrava rasserenarsi dopo quello che è successo a piazza del Duomo. Conclude il ministro della Giustizia.

Alfano torna poi a parlare della riforma del sistema giudiziario: «non può essere indolore». «Sarà fatta la riforma della Costituzione in materia di giustizia, perchè non è possibile pensare di ammodernare il sistema senza riformare la Carta».«La tempistica sospetta del processo Mediatrade ci convince ulteriormente dell'esistenza di un accanimento giudiziario nei confronti di Berlusconi ed impone scelte normative per tutelare la democrazia elettorale»: lo afferma il vice-capogruppo del Pdl alla Camera Italo Bocchino. «Per questa ragione - prosegue in una nota - approveremo presto il legittimo impedimento ed approfondiremo con la necessaria riflessione il cosiddetto processo breve, senza tralasciare l'ipotesi di reintroduzione dell'immunità parlamentare».

Pd e Idv all'attacco. Antonio Di Pietro è convinto che sulle indagini Mediatrade «l'indignazione mostrata in queste è tutta una pantomima, Silvio e Pier Silvio sanno benissimo che le leggi, con cui il papi sta intasando il Parlamento mentre il Paese cade in disgrazia, li salveranno insieme ai compagni di evasione». Anzi, sostiene il leader di Idv in un post sul suo blog, «per Berlusconi il rinvio a giudizio in questo processo, l'ennesimo di un percorso imprenditoriale lastricato di corruzione e malaffare, in realtà è una manna dal cielo»: «Sarà per lui, e per i suoi scagnozzi, un'occasione unica per rilanciare la campagna d'odio contro la "magistratura comunista" ed evitare il confronto sui veri temi elettorali in vista delle regionali». Quelli sui quali sanno «di aver fatto gli interessi delle lobby e di partito a discapito dei cittadini». Di Pietro richiama le accuse: «Milioni e milioni di euro di possibile evasione fiscale, stando all''ipotesi accusatoria, sottratti ai servizi per i cittadini, agli asili, alle scuole che poi crollano, ai treni che deragliano e causano tragedie, alla cassa integrazione per qualche migliaio di disoccupati». «Il governo Berlusconi - prosegue - ha creato repulsione tra Stato e struttura economica del Paese costruendo un'idea di Stato-ladrone verso cui si giustifica l'esistenza di un'imprenditoria-furbona, dimenticando che lui appartiene alla seconda categoria pur governando il primo. Ignora, dunque, che se lui e il suo modello imprenditoriale, diffusosi come un cancro, non avessero per primi istigato all`evasione di milioni e milioni di euro con leggine e scudi fiscali ora, magari, saremmo in grado di fare quella riforma tributaria che lui stesso ulula alla luna dal 1994». «Seguirò anche questo processo attraverso il blog - dice ancora Di Pietro - così come sto facendo con quelli di Bassolino, Mills e Dell'Utri.

«La giustizia fa il suo corso, le leggi della Casta altrettanto. Il processo breve, illegittimo impedimento e la legge sulle intercettazioni, il cui iter riprenderà a breve, sono i rasoi con cui verranno recisi i processi passati e futuri, quello Mediatrade-Rti compreso». L'inchiesta sui diritti televisivi Mediatrade che coinvolge il presidente del Consiglio Silvio Berlusconi rappresenta «un problema di civiltà» perché ci si interroga «se la giustizia può fare la sua parte, questo è il punto», e non se porterà voti a Berlusconi. Lo ha detto il segretario Pd Pierluigi Bersani, replicando ai giornalisti al suo arrivo a Folgaria dove terrà un comizio alla Festa democratica. «Io voglio credere che la giustizia sarà in condizioni, come avverrebbe per qualsiasi cittadino - ha detto Bersani - di accertare la verità su fatti così gravi. E aggiungo anche che voglio creere che mentre succede questo e la giustizia fa il suo mestiere, noi si possa parlare anche dei problemi di questo Paese». Alla domanda se l'inchiesta Mediatrade possa portare voti a Berlusconi, Bersani replica: «Sarebbe curioso. Ma il problema non è questo. Qui c'è un problema di civiltà». E cioè «se la giustizia può fare la sua parte. Questo è il punto. E adesso ci pensano i cittadini». Mda

Suíça sedia festival internacional de balões

Posted: 23 Jan 2010 05:08 AM PST





Balões se preparam para 'decolar' durante a Semana Internacional de Balões de Ar Quente em Chateau-d'Oex, na Suíça. Mais de 80 balões de 15 países participarão do evento (Foto: Valentin Flauraud/Reuters)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...