segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pesquisa revela os 125 anos da colonização italiana em Travessão Alfredo Chaves


A história da colonização italiana de Travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha (RS), está sendo resgatada por meio de pesquisa realizada pela prefeitura e a UCS
Foto: Propriedade da família Luiz Reginato/Divulgação


A comunidade do Travessão Alfredo Chaves, no município de Flores da Cunha (RS), em parceria com a Prefeitura de Flores da Cunha, realiza uma pesquisa histórica sobre os 125 anos da colonização italiana da localidade. O projeto, chamado “Resgate Histórico das Comunidades”, é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e orientação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Diversas iniciativas fazem parte do projeto, entre as quais, o levantamento de informações contidas em documentos, fotografias e publicações impressas; a coleta de depoimentos com pessoas idosas da comunidade, bem como, com aquelas que de uma forma ou de outra possuem conhecimento da história. A intenção é, além de fomentar a pesquisa, resguardar para a posteridade relatos daqueles que fizeram parte do progresso local.

Questionários estão sendo distribuídos às famílias pioneiras na colonização do lugar e àquelas que se estabeleceram até a década de 1950 e lá permanecem morando. As perguntas são referentes à questão genealógica e às características culturais, sociais e econômicas do período.

Os membros da equipe de pesquisa histórica salientam que todas as demais famílias residentes no Travessão Alfredo Chaves atualmente também serão citadas e devidamente contextualizadas no estudo, a fim de traçar um perfil do passado ao presente, o mais completo possível.

Devido a grande preocupação com o registro dessas informações, os profissionais envolvidos na pesquisa, solicitam a todos os que possuem algum tipo de ligação com a história da comunidade, para que entrem em contato através do e-mail: trav.alfredochaves@gmail.com ou pelo fone 3292 5901 com Gissely Lovatto Vailatti. Todo tipo de contribuição é bem-vinda, tanto com depoimentos, quanto com documentos e fotografias.

Fazem parte da equipe de pesquisa histórica: Benedeto Ferrarini, Gilson Tiago Deboni, Helena Reginato, Jaime Viapiana e Plínio Mioranza. Gissely Lovatto Vailatti, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha e Luíza Horn Iotti, pela Universidade de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...