quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Boletim sobre o Centenário da Colônia Agrícola da Constança - nº03


 

CONTAGEM REGRESSIVA

Número 3

Boletim sobre o Centenário da Colônia Agrícola da Constança

17 de julho de 2009

A pequena distância, três pequenos grupos. O primeiro era composto por um casal e dois meninos de menos de 10 anos. Ao lado, um senhor de avançada idade, uma senhora um pouco mais nova e um casal bem mais jovem. Mais adiante, um homem carrancudo, a esposa com um bebê no colo e 3 crianças agarradas às pernas dos pais. Entre eles....

Leia o texto

 

Alguns nomes de chefes de famílias que foram contratados na Hospedaria Provincial – Hospedaria Horta Barbosa em Juiz de Fora.

Veja a lista

 

"Por trás dos grandes vestígios sensíveis da paisagem [os artefatos ou as máquinas,] por trás dos escritos aparentemente mais insípidos e das instituições aparentemente mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. Quem não conseguir isso será apenas, no máximo, um serviçal da erudição".

Leia o texto

 

Quando se pensa em alimentação dos italianos, é comum lembrar de mesa farta, suculentos pratos de massas regados a molhos variados e canecos com os melhores vinhos. A culinária italiana à disposição de todos! Mas os depoimentos colhidos de pessoas mais velhas, descendentes dos imigrantes que se fixaram......

Leia o texto

 

"Todo historiador deve ler os documentos que lhe caem nas mãos, amarrado ao mastro da mais absoluta desconfiança."

Leia o texto

 

Era no paiol que se retirava a palha da espiga e debulhava-se (retirava o caroço do sabugo) o milho. Os grãos eram soprados, selecionados em peneiras de taquara e ensacados para serem levados para moagem. Alguns colonos utilizavam o pilão para socar e transformar o milho em canjiquinha.

Leia o texto

 

Contagem Regressiva é um informativo sobre a Colônia Agrícola da Constança, da cidade de Leopoldina, MG. Trará destaques sobre o projeto de resgate de sua história e notícias do movimento para comemorar o Centenário em abril de 2010.

 

 

 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...