sábado, 14 de março de 2009

"Duca di Genova" (1907-1918) - Libro di Storia


Por José Carlos Silvares*

Construído em 1907 para a Navigazione Generale Italiana (NGI) nos estaleiros de Cantieri Navale Riuniti, em La Spezia, o "Duca di Genova" foi inicialmente destinado à rentável linha de transporte de imigrantes italianos entre Gênova e Nova York.

Tinha 7.893 toneladas, 145 metros de comprimento e podia conduzir 66 passageiros em seus camarotes de primeira classe; 122 na segunda; e 1.740 imigrantes em acomodações coletivas da chamada terceira classe.

Em 1912 foi vendido à armadora La Veloce, que manteve o seu nome e o transferiu para a também lucrativa rota entre Gênova e os portos da América do Sul, especialmente Santos, Montevidéu e Buenos Aires, para onde transportou ao longo dos anos milhares de imigrantes, especialmente italianos.

Neste cartão-postal de 1912 editado por La Veloce ele já aparece com o símbolo da companhia nas chaminés, pintadas de amarelo e com uma estrela vermelha ao centro.

Entre 1915 e 1917 voltou à linha dos Estados Unidos. Com a entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial foi transformado em navio de transporte de tropas.

No dia 6 de fevereiro de 1918 foi torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-64 perto de Cabo Canet, no Mediterrâneo francês.

*José Carlos Silvares é jornalista e escritor em Santos (SP), especialista em assuntos portuários e marítimos, responsável pelo fotoblog Navios do Silvares.

http://silvares.fotoblog.uol.com.br/index.html
E-mail: silvares@uol.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...