Um projeto fascinantes que ajuda a tentar compreender esta nova era em que vivemos
Em janeiro de 2008 a Biblioteca do Congresso americano decidiu disponibilizar 3 mil fotos históricas de seu acervo no FLICKR um ambiente popular de colaboração, memória e troca de fotos da web em :http://www.flickr.com/photos/library_of_congress
Neste final de dezembro o número de fotos da coleção da Biblioteca do Congresso americano no flickr já é de 4 mil, com cerca de mais de 10 milhões de visitas no periodo. A BC disponibilizou agora um Relatório contando esta experiência de tornar este seu material livre em um ambiente popular de colaboração eletrônica.
É um um projeto fascinantes que ajuda a tentar compreender esta nova era digital de interação e publicitação de uma memória cultural para uma grande audiência e de como os meios eletrônicos de comunicação e convivência humana estão se modificando.
Agora dizemos vou entrar em um arquivo indicando a idéia de viagem e permanência no local da informação e esta possibilidade de ingresso mostra a circunstância da disponibilidade digital da memória ou da informação. Entrar em um arquivo de memória sozinho e com seus próprios passos é como trilhar um labirinto desvendado pelo olhar compartilhado com tantos.
A colocação desta memória fotográfica no flickr gerou perto de 70 mil novas etiquetas (tags) entre os seus milhoes de visitantes e muitas destas etiquetas jamais teriam sido pensadas para a classificação das foto na Biblioteca do Congresso.
O relatório esta' em inglês e em PDF; livre para ser lido ou baixado para seu PC no endereço
http://www.loc.gov/rr/print/flickr_pilot.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário