sexta-feira, 21 de novembro de 2008

20 de novembro: "LOGRADOUROS DE MIRACEMA COMPLETA 2 ANINHOS!"


Há dois anos, no dia 20/11/2006, foi lançado o volume I (capa ao lado) da obra "Logradouros de Miracema", numa radiante noite ocorrida no Centro Cultural Melchíades Cardoso. Esse trabalho nasceu do encontro virtual de "Conterrâneos e Amigos de Miracema", grupo que se encontra diariamente pela internet.

Desde 2005, vinham os "Miracemenses e Amigos de Miracema" discutindo a terrinha, lembrando histórias antigas, trocando opiniões, manifestações em prol de uma Miracema melhor. Um dos integrantes do grupo, Luiz Carlos Martins Pinheiro, demonstrava grande interesse na história local, com experiência em pesquisas genealógicas há mais de 10 anos, principalmente, no que diz respeito a Miracema, sobre a família Moreira. Nos bate-papos, num projeto intitulado "MIRACEMA, EU GOSTO DE VOCÊ!" (PMEGV), de autoria do amigo Mundinho, o Luiz Carlos recebeu a incumbência de levar adiante sua idéia de escrever as páginas de resgate da memória de nossa terra tendo como escopo os LOGRADOUROS.

Algumas pessoas saíram, outras esqueceram de 'guardar os 15 minutos diários por Miracema', mola mestra do PMEGV, mas o Luiz Carlos, após encontrar o apoio de Tia Ricarda ao projeto, levou adiante, fazendo nascer há 2 anos, a obra 'LOGRADOUROS DE MIRACEMA'.

Alguns atropelos, muitas vitórias, após esses anos contamos já com 4 volumes publicados, com material para lançar pelo menos uns 6 volumes. De impressão doméstica, para viabilizar a falta de recurso financeiro, além de outros benefícios, como a atualização ilimitada, contamos para essa obra com a participação voluntária de miracemenses, do grupo, de interessados 'não-miracemenses', mas que abrem seus baús... e seguimos adiante.

Com muita alegria comemoramos os 2 aninhos de 'Logradouros de Miracema', certos do objetivo alcançado, com a pretensão maior de preservar a memória de nossa terra e de nossa gente, sem nenhum compromisso com patrocinadores, entidades ou qualquer outra fonte que iniba a busca da verdade histórica, apenas a certeza de que cada indivíduo guarda em si uma memória e uma verdade inquestionáveis e também imprescindíveis ao resgate de nossa história.

Tia Ricarda traz ao papel a imagem pitoresca, sensível, de cada cantinho percorrido nos logradouros, para conduzir o leitor a uma viagem pelos vários momentos registrados em cada capítulo sob a forma de fotografias, biografias, genealogias, depoimentos e documentos. O leitor se pega num repente integrado ao cenário, que se não foi seu, foi de seus antepassados ou conhecidos.

Não há aqui a versão conquistadores x conquistados, ou vitoriosos x derrotados, ou criador x criatura, mas a certeza de proporcionarmos um novo olhar ao nosso paraíso, nossa Princesinha do Norte Fluminense, com depoimentos muitas vezes esquecidos e desconhecidos.

Parabéns aos coordenadores por essa vitória! E a todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram com o sucesso o nosso muito obrigada!

Texto de Angeline Coimbra, 20/11/2008

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...