Convívio Genealógico, WORKSHOP, 16-8-2016
REALIZAREMOS O PRIMEIRO WORKSHOP SOBRE GENEALOGIA NO RIO DE JANEIRO.
OS RESULTADOS DESSA OFICINA DEPENDERÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO.
DATA: 16/8/2016, entre às 18h e às 22h.
LOCAL: Churrasqueto Lareira, R. Major Ávila 185, esquina com Barão de Mesquita, Tijuca
Carlos Paiva
Oficina de Genealogia
Chama-se Oficina de Genealogia ao encontro, coordenado ou não, para tratamento de questões de Genealogia e ciências afins.
Objetivos: . Manter vivo um espaço para o questionamento, debate e troca de experiências . Criar uma estrutura não-formal de transmissão de saber em Genealogia . Permitir o convívio entre pesquisadores com diversos níveis de conhecimento . Dar oportunidade aos iniciantes de aprender Genealogia praticando . Permitir o intercâmbio com outras oficinas de Genealogia a serem criadas . Facilitar a integração da Genealogia com as ciências afins . Servir de fórum para debate de questões que sejam do interesse dos pesquisadores
Regulamento: . Cada oficina terá 20 participantes no máximo, e um Coordenador de Grupo . Não será exigido conhecimento prévio de Genealogia .
As reuniões, em princípio, serão mensais, aproveitando o espaço do nosso Convívio Genealógico . Qualquer participante poderá lançar temas para discussão. Esses temas deverão abranger todo o universo da Genealogia e ciências correlatas . O coordenador poderá sugerir temas para a reunião seguinte . Os temas deverão ser inscritos com o coordenador, que seguirá a ordem de inscrição dos mesmos na discussão. Cada participante só poderá inscrever um tema por reunião, salvo no caso de disponibilidade de tempo . Os temas deverão ser de interesse geral. Serão aceitos casos específicos de problemas na condução da pesquisa ou metodológicos . O tempo será limitado a 10 minutos para apresentação de um caso ou dúvida, seguidos de mais quinze minutos para discussão. Esse critério poderá ser flexível no caso de disponibilidade de tempo . Os iniciantes poderão solicitar orientação e esclarecimentos para o desenvolvimento de suas pesquisas . Os temas recorrentes deverão ser objeto de estudos mais aprofundados. A sugestão é que tais temas sejam abordados em seminários, ou em reuniões especiais com um único tema, em que especialistas serão convidados a dar seu depoimento. .
A oficina terá início às 20 horas, para não prejudicar o bate papo dos participantes do nosso Convívio . A criação de outras oficinas deverá ser incentivada . Os participantes podem (e devem) trazer convidados e potenciais interessados em pesquisas
O coordenador das primeiras reuniões será Gustavo Almeida Magalhães de Lemos. Após a implantação da oficina deverá haver um rodízio na coordenação, até que a dinâmica dos trabalhos não torne mais necessária a figura do coordenador. As regras são flexíveis e devem ser debatidas e modificadas ao longo das reuniões.
O primeiro tema proposto para discussão será: O que é Genealogia?
Grande abraço a todos,
Gustavo Lemos